Tomar banho durante a digestão é perigoso?
Se segue esta regra, saiba que está enganado, desmitifica o médico Pedro Oliveira e Silva, especialista em medicina geral e familiar do Hospital Lusíadas Albufeira. Só a temperatura da água (e não a quantidade de tempo depois de uma refeição) pode gerar o desconforto no estômago e a azia a que chamamos indigestão.
Imagem pixabay.com
Imagine o cenário: depois de um piquenique com os amigos junto à praia, resolve dar um mergulho no mar. Um deles diz-lhe que pode ir ao banho porque já passou meia-hora desde que terminaram a refeição; o outro zanga-se porque tomar banho durante a digestão é perigoso e tem de esperar pelo menos três horas antes de ir nadar. E agora, vai ou não?
Nenhum dos dois está correto, explica o especialista em medicina geral e familiar no Hospital Lusíadas Albufeira, Pedro Oliveira e Silva. A indigestão é a soma de dois fatores - azia e desconforto no estômago -, que podem ser causados por ter comido demais ou devido ao stresse, por exemplo. Não existe, no entanto, nenhuma relação científica entre a indigestão e um banho.
Antes de desfazer os mitos sobre o banho durante a digestão e explicar-lhe porquê, o clínico do Hospital Lusíadas Albufeira deixa um aviso: embora seja normal sofrer de indigestão ao longo da vida, se esta se torna repetida e com maior intensidade, deverá ser avaliado pelo seu médico assistente.